sexta-feira, 18 de março de 2011

Netbook da Asus com Chrome OS deve chegar em junho

Aparelho - que talvez venha com Android 3.0 - terá tela de 10 polegadas e custará entre 200 e 250 dólares, metade do preço de um iPad.

A fabricante Asus estaria planejando o lançamento de um netbook com Chrome OS ou Android 3.0 para junho. O aparelho teria tela de dez polegadas e processador Intel Atom, e custaria entre 200 e 250 dólares, de acordo com o site Digitimes, de Taiwan.
Recentemente, o vice-presidente de produtos da Google – desenvolvedora dos dois sistemas citados – afirmou que netbooks com Chrome OS chegariam às lojas na metade deste ano. Como a Asus é uma parceiras da companhia em seu projeto para o SO voltado à Internet, a chegada de um dispositivo com ele instalado parece mais provável que o boato quanto ao Android.
O Chrome OS foi revelado há dois anos, mas até agora nenhum aparelho da plataforma foi lançado. À época, HP, Lenovo e Toshiba – além da própria Asus - se mostraram interessadas em produzir máquinas tendo ele como sistema operacional. O software se destaca por sua leveza e por depender de uma conexão à Internet para funcionar – a maioria dos arquivos será armazenada na nuvem, não em um disco rígido. É, na verdade, uma versão modificada do navegador de mesmo nome - possuem a mesma interface.
O tempo não pára
Um dispositivo com Chrome OS parecia uma ótima ideia quando o SO foi apresentado, em julho de 2009. Porém, pouco mais de seis meses depois, o iPad apareceu, e não demorou muito para se transformar em fenômeno de vendas. Consequentemente, diversas empresas começaram a investir no mercado, buscando um pedaço do bolo que a Apple ainda domina. Os netbooks, dessa forma, perderamespaço, já que os tablets suprem a mesma necessidade: um dispositivo mais portátil que os notebooks, mas que oferece mais possibilidade que um smarthphone.
Segundo o instituto de pesquisa Canalys, para cada 10 tablets comercializados em 2011, 5 netbooks ou notebooks deixarão de ser comprados. Os números são significativos: enquanto a Apple distribuiu 15 milhões de iPads em 2010, a Asus vendeu 6 milhões de unidades de sua famosa linha de netbooks, a Eee PC. Analistas acreditam que a segunda geração do aparelho se sairá ainda melhor; só nos três primeiros dias, especula-se que 500 mil iPads 2 saíram das lojas – a Apple ainda não revelou números oficiais.
Esperança: o preço
A única vantagem do Chrome OS em relação aos tablets seria o preço. Se de fato o netbook da Asus custar 200 dólares, será 300 dólares mais barato que o iPad mais barato – levando em conta os valores cobrados nos Estados Unidos. Outro concorrente de peso, o Xoom, da Motorola, não sai por menos de 600 dólares. Se a fabricante de Taiwan lançar o dispositivo a um preço 60% menor que o produto da Apple, é possível que muitos consumidores se convençam a abandonar as telas sensíveis ao toque e voltem aos desprezados netbooks.
Fonte: PC World US

Nenhum comentário:

Postar um comentário