sexta-feira, 18 de março de 2011

Netbook da Asus com Chrome OS deve chegar em junho

Aparelho - que talvez venha com Android 3.0 - terá tela de 10 polegadas e custará entre 200 e 250 dólares, metade do preço de um iPad.

A fabricante Asus estaria planejando o lançamento de um netbook com Chrome OS ou Android 3.0 para junho. O aparelho teria tela de dez polegadas e processador Intel Atom, e custaria entre 200 e 250 dólares, de acordo com o site Digitimes, de Taiwan.
Recentemente, o vice-presidente de produtos da Google – desenvolvedora dos dois sistemas citados – afirmou que netbooks com Chrome OS chegariam às lojas na metade deste ano. Como a Asus é uma parceiras da companhia em seu projeto para o SO voltado à Internet, a chegada de um dispositivo com ele instalado parece mais provável que o boato quanto ao Android.
O Chrome OS foi revelado há dois anos, mas até agora nenhum aparelho da plataforma foi lançado. À época, HP, Lenovo e Toshiba – além da própria Asus - se mostraram interessadas em produzir máquinas tendo ele como sistema operacional. O software se destaca por sua leveza e por depender de uma conexão à Internet para funcionar – a maioria dos arquivos será armazenada na nuvem, não em um disco rígido. É, na verdade, uma versão modificada do navegador de mesmo nome - possuem a mesma interface.
O tempo não pára
Um dispositivo com Chrome OS parecia uma ótima ideia quando o SO foi apresentado, em julho de 2009. Porém, pouco mais de seis meses depois, o iPad apareceu, e não demorou muito para se transformar em fenômeno de vendas. Consequentemente, diversas empresas começaram a investir no mercado, buscando um pedaço do bolo que a Apple ainda domina. Os netbooks, dessa forma, perderamespaço, já que os tablets suprem a mesma necessidade: um dispositivo mais portátil que os notebooks, mas que oferece mais possibilidade que um smarthphone.
Segundo o instituto de pesquisa Canalys, para cada 10 tablets comercializados em 2011, 5 netbooks ou notebooks deixarão de ser comprados. Os números são significativos: enquanto a Apple distribuiu 15 milhões de iPads em 2010, a Asus vendeu 6 milhões de unidades de sua famosa linha de netbooks, a Eee PC. Analistas acreditam que a segunda geração do aparelho se sairá ainda melhor; só nos três primeiros dias, especula-se que 500 mil iPads 2 saíram das lojas – a Apple ainda não revelou números oficiais.
Esperança: o preço
A única vantagem do Chrome OS em relação aos tablets seria o preço. Se de fato o netbook da Asus custar 200 dólares, será 300 dólares mais barato que o iPad mais barato – levando em conta os valores cobrados nos Estados Unidos. Outro concorrente de peso, o Xoom, da Motorola, não sai por menos de 600 dólares. Se a fabricante de Taiwan lançar o dispositivo a um preço 60% menor que o produto da Apple, é possível que muitos consumidores se convençam a abandonar as telas sensíveis ao toque e voltem aos desprezados netbooks.
Fonte: PC World US

Militares americanos desenvolvem software para influenciar mídias sociais

As Forças Armadas dos Estados Unidos estão desenvolvendo um software para manipular, de forma secreta, as redes sociais, com a intenção de influenciar os debates na Internet e divulgar propaganda favorável ao país, informou na quinta-feira (17/3) o The Guardian.
A tarefa de desenvolver um software capaz de influenciar os rumos das discussões na Internet foi confiada pelo Comando Central dos EUA (Centcom) a uma empresa não identificada da Califórnia. O serviço, que foi descrito como um "serviço de gestão de personas online", tem sido projetado para permitir que um militar controle até dez perfis.
Críticos ouvidos pelo jornal apontam que a tecnologia poderá permitir que os militares americanos criem consensos artificiais nos debates online, bem como incentivar outros governos a fazer o mesmo.
Cada persona criada pelo sistema deverá ter um histórico convincente, prevê o contrato de desenvolvimento. Até 50 controladores deverão poder operar falsas identidades "sem medo de serem descobertos por adversários sofisticados", ressalta o Guardian.
Um porta-voz do Centcom afirmou que a tecnologia não será utilizada em inglês e que seria "ilegal" ter como alvo audiências nos EUA. As linguagens nas quais os perfis serão ativos incluem árabe, farsi, urdu e pashto. Tampouco o Facebook ou o Twitter seriam alvos - a meta, disse o porta-voz, são blogs com conteúdo extremista violento.
Fonte: IDG Now!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Especificações do Java EE7 são aprovadas

IBM foi a única a ponderar sobre os caminhos necessários para a plataforma.

As especificações para a próxima versão do Java Enterprise Edition (Java EE) foram aprovadas por unanimidade, de acordo com um post no website da comunidade Java Community Process. De acordo com as novas diretrizes, a ferramenta passará em ser focada em melhorias para computação em nuvem, entre outras áreas.
Dos 13 membros do comitê executivo para o Java, 12 aprovaram as especificações sem realizar comentários adicionais, incluindo Google, VMware, Intel, SAP, HP, Fujitsu, entre outros.
Apenas a IBM apresentou um comentário, que dizia que o Java EE deve atender a uma dinâmica de mercado que olha cada vez mais para tecnologias e soluções mais ágeis. Segundo a companhia, agilidade requer extensibilidade dinâmica da plataforma, que por sua vez requer característica modular. A IBM defendeu que a plataforma deve ser baseada na modularidade da oitava versão do Java Standard Edition.
A IBM concorda que o Java deve estar de acordo com padrões de nuvens, mas ressalta que isso deve ser alicerçado em padrões de TI e arquitetura orientada a serviço (SOA), além de cases de clientes. A companhia defende que é necessário evoluir naturalmente, sem trancar os clientes em soluções jovens que requerem mudanças significantes no futuro.
Fonte: Computerworld

quarta-feira, 16 de março de 2011

Internet Explorer 9 não funciona no Windows XP

Com sua versão 9, o Internet Explorer talvez reconquiste usuários que o execravam pela instabilidade, pelos problemas de segurança e pela falta de compatibilidade com padrões de desenvolvimento da web.
Em uma interface elegante, o navegador reúne em uma linha só a barra de endereços (que também serve para busca), botões e abas (que a Microsoft chama de guias).

O resultado disso é mais espaço para a exibição da página, mas menos espaço para alocar abas -se você costuma trabalhar com muitas delas ao mesmo tempo, é melhor configurar o navegador para mostrá-las em uma linha separada.

O maior pecado do IE9 é não funcionar no sistema operacional mais popular do mundo: o Windows XP, lançado no distante ano de 2001, mas ainda usado, até fevereiro deste ano, por 55,09% dos usuários de internet, segundo a Net Applications.

Fonte: Site Folha OnLine

BMW pode abrir fábrica de carros de luxo no Brasil

A BMW, maior fabricante mundial de carros de luxo, tem planos para abrir uma fábrica na América do Sul. O anúncio foi feito ontem pelo presidente mundial da marca, Norbert Reithofer, durante a apresentação de resultados financeiros do grupo.
"Como próximo passo estratégico [de investimentos], estamos considerando a instalação em outros locais, como por exemplo, na América do Sul. As decisões finais, porém, ainda não foram feitas. Nosso lema sempre foi: a produção segue o mercado. Então é uma coisa natural que observemos os Brics [Brasil, Rússia, Índia e China] de perto."


No ano passado, o grupo teve vendas recorde na América Latina e Caribe, com 22,2 mil veículos BMW e Mini --compacto de luxo-- comercializados. Esse resultado representa crescimento de 51% em relação ao ano anterior. Os países que se destacaram com melhor desempenho foram Chile (102% de crescimento nas vendas), Argentina (57%), Brasil (55%) e Colômbia (26%).
Para o consultor Luiz Carlos Augusto, diretor-superintendente da Jato Dynamics do Brasil, as chances de o Brasil ser escolhido para a abertura da fábrica da BMW são de quase 100%.
"Uma marca premium pede um mercado premium", afirmou, ao se referir ao incremento de vendas de veículos de luxo no país.


Dados da consultoria Jato Dynamics mostram que o Brasil lidera a venda de carros da marca BMW na América do Sul, seguido por Argentina e Colômbia.
"O Brasil fechou o ano passado como o quarto maior mercado mundial de automóveis. Não sofreu os efeitos da crise como sofreram a Europa e os Estados Unidos. Quem ainda não se instalou no Brasil considera essa possibilidade porque sabe que isso é necessário", disse Augusto.


No primeiro bimestre deste ano, o Brasil voltou ao quinto lugar no ranking mundial de automóveis, atrás da Índia. China, Estados Unidos e Japão são, respectivamente, os líderes de vendas.

Fonte: Site Folha OnLine

Stored Procedures ou EJBs? Eis a questão !

O uso de Stored Procedures ou EJBs (Enterprise Java Beans) sempre foi motivo de polêmica dentro dos times de desenvolvimento.

Durante minha vida de desenvolvedor Java, já presenciei inúmeras discussões sobre os prós e/ou contras relacionados ao uso de EJBs, quando usar, quando não usar, etc...

Já tive também a oportunidade de trabalhar em um projeto onde a grande maioria das regras de negócio estavam em Stored Procedures escritas em Oracle PL/SQL, nesse projeto inclusive haviam algumas pequenas aplicações CRUD (Create, Read, Update, Delete) escritas em PL/SQL que geravam HTML dinâmico, utilizando o Mod PL/SQL do Apache em conjunto com o pacote HTP da Oracle. Enfim, essa discussão sobre quando usar EJB, quando usar Stored Procedure, quando não usar, quando usar as duas tecnologias juntas, qual tecnologia é responsável por tratar regras de negócio, etc...

Sobre esse dilema (Stored Procedure versus EJB), o colega Luciano Camilo, publicou um post interessante no Jornal Java (http://www.jornaljava.com/2011/03/stored-procedures-ejb/) sobre essa questão, vale a pena conferir.

Na minha opinião, cada caso é um caso, cabe avaliar a aplicação de cada tecnologia, e após um estudo minucioso, decidir qual modelo adotar. Não existe solução ideal, existe solução adequada para cada problema.

Opinião - Meu novo Volkswagen Fox - 5000 km rodados

Quero relatar nesse post minhas impressões sobre o novo Volkswagen Fox.

No início desse ano (2011), após cinco anos sendo proprietário de um Fox 2006, resolvi fazer um upgrade e comprei um novo Fox, modelo Trend, motorização 1.0, completo (ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, etc...).

Hoje, meu carro completou 5000 km de uso (aproximadamente 3 meses), e tenho a relatar os seguintes feedbacks:

  • Uso em viagem curta: 
    • Durante esse período, fiz uma viagem Brasília x Caldas Novas (aproximadamente 300 km cada trecho), e duas viagens Brasília x Goiânia (aproximadamente 200 km cada trecho).
    • Durante a viagem, passei quase o tempo todo com Ar-condicionado ligado, e viajando em velocidade média de 120 km/h, o carro se comportou muito bem e me surpreendeu no quesito potência. Eu estava com o carro cheio (4 pessoas + bagagens), e o mesmo não deixou a desejar mesmo sendo um motor 1.0 com o ar-condicionado ligado. Claro que não é a mesma performance de um 1.6 ou 1.8, mas nas subidas eu precisava algumas vezes reduzir para 4a marcha. Essa foi a pior situação de perda de potência que pude presenciar. 
    • O consumo durante a viagem ficou em torno de 14 km/litro. Ressaltando novamente que eu estava na média de 120 km/h com ar-condicionado ligado, e com o carro "pesado".
    • O carro tem uma estabilidade boa, nas curvas é bem firme e bem seguro.
    • O único fator que senti estranheza foi quando cruzava ventos laterais, devido ao carro ser um pouco alto e distante do chão (em comparação com demais carros pequenos), o carro dava uma leve deslocada lateralmente, mas nada que uma atenção a mais não resolva.
  • Uso na cidade:
    • Dentro da cidade, utilizo o carro no dia-a-dia (ir ao trabalho, passeios, igreja, etc...), o consumo médio tem se mantido em torno dos 15 km/litro (ar-condicionado desligado), ou 14 km/litro (ar-condicionado ligado).
    • Por ser um carro pequeno, ele torna-se bem versátil nos congestionamentos e também é de fácil manobra, facilitando o estacionamento em lugares apertados, esse conforto aumenta ainda mais com a direção hidráulica.
    • As rodas aro 15 (item de série) proporcionam maior conforto e minimiza os impactos dos buracos.
    • O computador de bordo é uma ferramenta bastante util para medir a performance do veículo, bem como a visualização de outros dados (consumo instantâneo, consumo médio, tempo de percurso total e parcial, autonomia, programação da próxima revisão, etc...)
  • Feedback geral:
    • Em linhas gerais, o carro é muito bom. Como dito anteriormente, eu tinha um Fox 2006, e vendi o mesmo com 120.000 km rodados para comprar outro Fox por gostar muito do carro.
    • Como todo carro zero, apresentou alguns problemas mínimos que foram prontamente resolvidos pela assistência técnica da concessionária Saga, em Brasília, que por sinal, sempre me atendeu muito bem, com hora marcada, e profissionalismo.
    • Nesses primeiros 5000 km o carro apresentou os seguintes pequenos problemas: barulho no interior da porta dianteira direita, o vidro traseiro-direito nem sempre subia ao acionar o alarme e um pequeno barulho na suspensão dianteira. Todos os problemas foram sanados pela concessionária.

terça-feira, 15 de março de 2011

PMI terá certificação para gerência de projetos ágeis


O PMI anunciou oficialmente o lançamento de uma nova Certificação. Profissionais com experiência em práticas ágeis (ou Agile) de gerenciamento de projetos são o público-alvo desse novo processo.
A nova certificação é fruto das pesquisas do PMI sobre como os profissionais estão lidando e trabalhando com o gerenciamento de projetos. Um dos fatores-chave apontados nessas pesquisas foi justamente o crescimento de práticas ágeis no gerenciamento de projetos, indicadas como fator determinante na obtenção de bons resultados. Conseqüentemente muitas organizações têm incentivado os gerentes de projeto e pessoas diretamente envolvidas no contexto de projetos a adotar técnicas ágeis.
O processo de certificação seguirá o mesmo modelo das outras credenciais já consagradas do PMI: os candidatos devem primeiramente submeter um formulário de inscrição on-line (application) no qual deve inclusive atestar o cumprimento de todos os pré-requisitos exigidos. Os critérios de elegibilidade são: nível de educação formal secundário ou superior, duas mil horas comprovadas de trabalho em projetos (certificados PMP são automaticamente aceitos nesse critério), mil e quinhentas horas de experiência em práticas ágeis, 21 horas de treinamento formal em práticas ágeis e passar no exame de certificação (composto por 120 questões). O conteúdo exigido no exame será divulgado pelo PMI em abril/2011. A inscrição poderá ser feita a partir de maio/2011 e a prova de certificação deve começar a ser realizado em julho/2011. A taxa de inscrição para membros do PMI é de US$ 435.
Os candidatos inscritos nessa primeira fase são considerados “participantes piloto”. Isso significa que, baseado nos resultados dos exames, o PMI definirá a nota de corte para efeito de aprovação. O processo de certificação normal será lançado no terceiro quadrimestre de 2011.
As práticas ágeis têm se difundido nos últimos anos principalmente em projetos de desenvolvimento de software, embora possa ser aplicada em outros ambientes com bastante eficiência. As idéias básicas estão contidas no Manifesto Ágil (http://www.agilemanifesto.org/). Existem diversos métodos que são baseados no conceito ágil. Um dos mais tradicionais é o Scrum, cuja origem está associada à publicação do artigo “The New New Product Development Game” escrito por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka na Harvard Business Review em 1986.
Mais informações sobre a Certificação Agile podem ser encontradas na página Agile do PMI: http://www.pmi.org/agile. Pra quem quiser entender melhor as diferenças e semelhanças e como o Guia PMBOK e as práticas ágeis se complementam, o PMI oferece alguns artigos disponíveis na seção de Recursos da página sobre Agile. Um deles é “Agile Project Management and the PMBOK Guide”, escrito por Michele Sliger. Custa US$ 15 para o público em geral e é gratuito para membros do PMI.
Fonte: PMI

segunda-feira, 14 de março de 2011

Americano consegue hackear telões da Times Square usando um iPhone

Um hacker americano conseguiu transmitir suas próprias imagens nos telões da famosa Times Square em Nova York, Estados Unidos, utilizando apenas um transmissor e seu iPhone 4. Após gravar um vídeo com a explicação do processo, o hacker utilizou um transmissor encaixado na entrada do fone de ouvido do smartphone e um receptor para "televisionar" as imagens diretamente no telão.

Quando o hacker aproxima o receptor de uma das telas, o vídeo emitido pelo iPhone passa a ser transmitido no lugar do vídeo "nativo". O tamanho da tela também não é importante, já que o conteúdo enviado vai ser exibido nas dimensões do iPhone enquanto o restante da tela ficará preto.

Na descrição do vídeo postado no YouTube, o hacker escreve que escolheu o local por ter vários telões para fazer sua demonstração. "Esse também é um dos lugares mais monitorados e seguros de Nova York, o que deixou tudo muito mais divertido", afirmou.



Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=s_HUYi9aVvI&feature=player_embedded

Fonte: UOL