quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dicas de Turismo em Curitiba e Região

Curitiba, capital do Estado do Paraná, é uma cidade grande, bem estruturada e com boa capacidade para receber e atender bem o turista.

Busquei reunir algumas dicas que considero úteis para um bom passeio turístico.

Ao chegar em Curitiba

A porta de entrada através de avião é o Aeroporto Afonso Pena, o qual fica localizado em uma cidade vizinha chamada São José dos Pinhais. Apesar de ser em outra cidade, o transporte do aeroporto para a capital Curitiba é muito simples. Basta utilizar o serviço de ônibus executivo, o serviço é muito eficiente, seguro, possui internet WiFi à bordo, enfim, é uma mão-na-roda para quem chegou em Curitiba cansado de uma viagem longa de avião e deseja chegar logo ao seu destino final.
Outro fato importante, é que o ônibus leva aos principais pontos importantes da cidade, passando pelas principais avenidas e passando em frente aos principais hotéis da cidade. 
No Site do serviço é possível encontrar todas as informações como Mapa do Trajeto, Preços, Tabela de Horários, etc...
Aeroporto Executivo
Foto: Ônibus Executivo (Aeroporto Curitiba)

O que fazer em Curitiba

Passeio de trem 

Parte da estação de trem localizada na rodoviária de Curitiba e vai até a cidade de Morretes/Antonina pela serra do mar, com direito a almoço típico denominado Barreado (uma carne desfiada, cozida, servida com uma farinha bem branquinha), e após o almoço a Van da empresa leva você para um passeio turístico nas cidades de Antonina e Morretes, com paradas para foto e compras em uma feirinha local. O retorno do passeio é através de uma estrada chamada Estrada Graciosa, bem sinuosa e bem bonita, faz todo o percurso através da serra do mar no retorno para Curitiba. O passeio dura o dia inteiro. A van da empresa busca você no local combinado e deixa você também no local combinado ao final do passeio. Informações detalhadas podem ser obtidas no site da empresa Serra Verde Express, administradora do passeio. 



Passeio pela cidade através do ônibus turístico (Jardineira)

A prefeitura da Cidade de Curitiba oferece aos turistas o ônibus turístico conhecido popularmente como Jardineira. Esse ônibus permite o embarque e desembarque em diversos pontos turísticos da cidade. É possível adquirir o talão de ingressos no próprio ônibus. Esse talão vem com 5 cupons de embarque, sendo que um já é utilizado no primeiro embarque. No momento da aquisição eles oferecem também um mapa turístico com o percurso do ônibus e todos os pontos de paradas, horários, etc...
Informações detalhadas podem ser obtidas no site da Linha Turismo
Trata-se de uma ótima opção para conhecer todos os principais pontos turísticos, sem precisar se preocupar com táxi ou guias turísticos. O ônibus, ao passar por cada um dos pontos, informa através de sistema de áudio o nome do ponto turístico, e um breve resumo do seu significado e algumas informações importantes sobre o mesmo.

Curitiba




Visita ao bairro Santa Felicidade

Um fato importante sobre o bairro Santa Felicidade, é o serviço denominado Leva-e-Traz Grátis. 
Poucos conhecem esse serviço, porém é muito útil caso você esteja hospedado em um hotel da cidade.
Esse serviço permite o agendamento prévio de um serviço de transporte (geralmente em vans) do seu hotel para algum restaurante no bairro Santa Felicidade, e o retorno ao hotel em horário previamente combinado com o motorista, e o melhor de tudo isso: é gratuito. Detalhes podem ser obtidos no site.

O bairro Santa Felicidade é um bairro gastronômico, onde é possível conhecer inúmeros restaurantes. Gostaria de destacar o Restaurante Madalosso, o qual é um dos mais tradicionais de Curitiba. Bem grande, com excelente atendimento, e um valor justo.

Madalosso! hummm!

Outro lugar importante a ser conhecido em Curitiba é a vinícola Durigan, também no bairro Santa Felicidade. Lá é possível degustar inúmeros vinhos, queijos, salames, etc... e também comprar por um preço justo produtos muito bons.

Largo da Ordem e Museu Paranaense

Próximo ao centro de Curitiba, existe o Largo da Ordem, onde no domingo há uma feira de artesanato local, muito grande, com muita variedade de coisas para ver e comprar.
Além disso, na rua da feira tem o Museu Paranaense, o qual conta a história do Estado do Paraná e região, desde o tempo da colônia. Muito interessante e seu ingresso é gratuito.

Museu Paranaense

Algumas fotos

Cidade de Antonina

Feira do Largo da Ordem

 Apresentação de dança típica (Largo da Ordem)

Apresentação de dança típica (Largo da Ordem)

 Jardim Botânico

 Jardim Botânico

Ave Tetéu, no Jardim Botânico 

 Museu Oscar Niemeyer 

 Parque Tanguá

 Parque Tanguá

Parque Tanguá

Se esse post lhe foi útil, por favor deixe seu comentário, crítica ou sugestão de melhorias.
Espero que faça um ótimo passeio.