terça-feira, 15 de março de 2011

PMI terá certificação para gerência de projetos ágeis


O PMI anunciou oficialmente o lançamento de uma nova Certificação. Profissionais com experiência em práticas ágeis (ou Agile) de gerenciamento de projetos são o público-alvo desse novo processo.
A nova certificação é fruto das pesquisas do PMI sobre como os profissionais estão lidando e trabalhando com o gerenciamento de projetos. Um dos fatores-chave apontados nessas pesquisas foi justamente o crescimento de práticas ágeis no gerenciamento de projetos, indicadas como fator determinante na obtenção de bons resultados. Conseqüentemente muitas organizações têm incentivado os gerentes de projeto e pessoas diretamente envolvidas no contexto de projetos a adotar técnicas ágeis.
O processo de certificação seguirá o mesmo modelo das outras credenciais já consagradas do PMI: os candidatos devem primeiramente submeter um formulário de inscrição on-line (application) no qual deve inclusive atestar o cumprimento de todos os pré-requisitos exigidos. Os critérios de elegibilidade são: nível de educação formal secundário ou superior, duas mil horas comprovadas de trabalho em projetos (certificados PMP são automaticamente aceitos nesse critério), mil e quinhentas horas de experiência em práticas ágeis, 21 horas de treinamento formal em práticas ágeis e passar no exame de certificação (composto por 120 questões). O conteúdo exigido no exame será divulgado pelo PMI em abril/2011. A inscrição poderá ser feita a partir de maio/2011 e a prova de certificação deve começar a ser realizado em julho/2011. A taxa de inscrição para membros do PMI é de US$ 435.
Os candidatos inscritos nessa primeira fase são considerados “participantes piloto”. Isso significa que, baseado nos resultados dos exames, o PMI definirá a nota de corte para efeito de aprovação. O processo de certificação normal será lançado no terceiro quadrimestre de 2011.
As práticas ágeis têm se difundido nos últimos anos principalmente em projetos de desenvolvimento de software, embora possa ser aplicada em outros ambientes com bastante eficiência. As idéias básicas estão contidas no Manifesto Ágil (http://www.agilemanifesto.org/). Existem diversos métodos que são baseados no conceito ágil. Um dos mais tradicionais é o Scrum, cuja origem está associada à publicação do artigo “The New New Product Development Game” escrito por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka na Harvard Business Review em 1986.
Mais informações sobre a Certificação Agile podem ser encontradas na página Agile do PMI: http://www.pmi.org/agile. Pra quem quiser entender melhor as diferenças e semelhanças e como o Guia PMBOK e as práticas ágeis se complementam, o PMI oferece alguns artigos disponíveis na seção de Recursos da página sobre Agile. Um deles é “Agile Project Management and the PMBOK Guide”, escrito por Michele Sliger. Custa US$ 15 para o público em geral e é gratuito para membros do PMI.
Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário