No início desse ano (2011), após cinco anos sendo proprietário de um Fox 2006, resolvi fazer um upgrade e comprei um novo Fox, modelo Trend, motorização 1.0, completo (ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, etc...).
Hoje, meu carro completou 5000 km de uso (aproximadamente 3 meses), e tenho a relatar os seguintes feedbacks:
- Uso em viagem curta:
- Durante esse período, fiz uma viagem Brasília x Caldas Novas (aproximadamente 300 km cada trecho), e duas viagens Brasília x Goiânia (aproximadamente 200 km cada trecho).
- Durante a viagem, passei quase o tempo todo com Ar-condicionado ligado, e viajando em velocidade média de 120 km/h, o carro se comportou muito bem e me surpreendeu no quesito potência. Eu estava com o carro cheio (4 pessoas + bagagens), e o mesmo não deixou a desejar mesmo sendo um motor 1.0 com o ar-condicionado ligado. Claro que não é a mesma performance de um 1.6 ou 1.8, mas nas subidas eu precisava algumas vezes reduzir para 4a marcha. Essa foi a pior situação de perda de potência que pude presenciar.
- O consumo durante a viagem ficou em torno de 14 km/litro. Ressaltando novamente que eu estava na média de 120 km/h com ar-condicionado ligado, e com o carro "pesado".
- O carro tem uma estabilidade boa, nas curvas é bem firme e bem seguro.
- O único fator que senti estranheza foi quando cruzava ventos laterais, devido ao carro ser um pouco alto e distante do chão (em comparação com demais carros pequenos), o carro dava uma leve deslocada lateralmente, mas nada que uma atenção a mais não resolva.
- Uso na cidade:
- Dentro da cidade, utilizo o carro no dia-a-dia (ir ao trabalho, passeios, igreja, etc...), o consumo médio tem se mantido em torno dos 15 km/litro (ar-condicionado desligado), ou 14 km/litro (ar-condicionado ligado).
- Por ser um carro pequeno, ele torna-se bem versátil nos congestionamentos e também é de fácil manobra, facilitando o estacionamento em lugares apertados, esse conforto aumenta ainda mais com a direção hidráulica.
- As rodas aro 15 (item de série) proporcionam maior conforto e minimiza os impactos dos buracos.
- O computador de bordo é uma ferramenta bastante util para medir a performance do veículo, bem como a visualização de outros dados (consumo instantâneo, consumo médio, tempo de percurso total e parcial, autonomia, programação da próxima revisão, etc...)
- Feedback geral:
- Em linhas gerais, o carro é muito bom. Como dito anteriormente, eu tinha um Fox 2006, e vendi o mesmo com 120.000 km rodados para comprar outro Fox por gostar muito do carro.
- Como todo carro zero, apresentou alguns problemas mínimos que foram prontamente resolvidos pela assistência técnica da concessionária Saga, em Brasília, que por sinal, sempre me atendeu muito bem, com hora marcada, e profissionalismo.
- Nesses primeiros 5000 km o carro apresentou os seguintes pequenos problemas: barulho no interior da porta dianteira direita, o vidro traseiro-direito nem sempre subia ao acionar o alarme e um pequeno barulho na suspensão dianteira. Todos os problemas foram sanados pela concessionária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário