quinta-feira, 28 de abril de 2011

Desenvolvedores estão ficando frustrados com a plataforma Android

Cresce descontentamento em relação à OS da Google devido à fragmentação do sistema e pela presença fraca no mercado de tablets, diz pesquisa.

A última pesquisa de dispositivos móveis da Appcelerator/IDC revelou uma crescente onda de frustração entre os desenvolvedores da plataforma Android, principalmente devido a preocupações como tablets decepcionantes, fragmentação do sistema operacional e múltiplas app stores.
Durante os últimos 12 meses, os dois relatórios trimestrais da Mobile Developer Report identificaram que o crescimento do interesse no Android diminuiu drasticamente o espaço entre a plataforma do Google e o líder da pesquisa, o iOS da Apple. Entretanto, em 11/4 deste ano, os níveis de interesse do Android entre os 2 700 pesquisados caiu pela primeira vez, de 87% para 85%, atrás dos 91% e 86% a respeito do iPhone e do iPad, respectivamente. Mais notório anda foi a queda em relação aos tablets Android, que caiu três pontos, chegando a 71%.
Quase três terços citaram a fragmentação dos dispositivos Android como principal aborrecimento, com mais mais de 30% mencionando que a fraca participação do sistema operacional no mercado de tablets, um nicho dominado quase que inteiramente pela Apple. O modelo aberto do Android também foi alvo de 28% das criticas de usuários preocupados com a existência de múltiplas lojas de aplicativos.
As únicas boas notícias para a Google é que, a não ser pela Apple, os desenvolvedores estão ainda menos atraídos pelo BlackBerry OS e Windows Phone 7, ambos com menos de 30% de interesse entre os desenvolvedores pesquisados. Com sua plataforma recém-lançada, a Microsoft terá como conforto o fato de que o Windows Phone está agora pelo menos no terceiro lugar com 29%, à frente da RIM, que conta com 27%.
A aparição modesta do Android talvez não seja uma surpresa tão grande, depois de tantos sustos em relação à segurança e o reconhecimento público da Google de que também está muito preocupado com a fragmentação, através do hardware dos aparelhos e das redes de telefonia. A companhia ainda irritou os desenvolvedores no começo deste mês, ao impedir temporariamente a disponibilização do código-fonte do sistema operacional da empresa para tablets, o Android 3.0 (denominado Honeycomb), permitindo o acesso somente aos grandes parceiros. Uma data para o relançamento para os desenvolvedores menores ainda será estipulada.
Um problema mais profundo que todas as donas dessas plataformas pretendem corrigir pode ser a sobrecarga dos desenvolvedores “O maior empecilho da Microsoft com seus desenvolvedores pode simplesmente ser o tempo disponível, pois 46% dos pesquisados indicaram que “estão sobrecarregados com iOS e Android", de acordo com os autores do estudo.
Neste contexto, o problema da fragmentação do Android provavelmente amplifica a ansiedade dos desenvolvedores por causa de uma divergência de habilidades de programação, necessárias para criar softwares para diferentes plataformas.
Fonte: IDGNow

terça-feira, 26 de abril de 2011

Americanos preferem o Android ao iPhone, e desprezam o Symbian


Nos EUA, 31% dos consumidores pretendem comprar um aparelho Android, ante 30% dos que deverão optar pelo aparelho da Apple. Nem 1% citou o Symbian.

Pela primeira vez no mercado americano, o Android superou o iPhone na preferência dos consumidores. Segundo pesquisa do instituto de pesquisa Nielsen, entre janeiro e março deste ano, 31% dos entrevistados disseram que seu próximo smartphone terá o Android como SO, pouco à frente dos que citaram o iOS (30%). O BlackBerry, por outro lado, não está mais na briga, pois só 22% deverão escolhê-lo.
ascensão da plataforma da Google é notória inclusive nesse estudo. Entre julho e setembro de 2010, seu índice ficara em 26%, ante 33% do produto da Apple. A queda do iPhone – de 9% – no entanto, deverá ser interrompida com o lançamento do iPhone 5, previsto para setembro.
Se o BlackBerry enfrenta dificuldade para retornar à velha forma, o Windows Phone 7 não consegue sequer decolar. O sistema da Microsoft, que começou a ser comercializado em novembro nos EUA, estava em melhor situação antes de ser lançado do que agora. Entre julho e setembro, 7% dos usuários tinham interesse em comprar um aparelho da plataforma – ou mesmo do Windows Mobile – número este que caiu para 6% na pesquisa conduzida entre janeiro e março.
Outros dados divulgados pela Nielsen chamam a atenção. Nem 1% dos entrevistados devem comprar um Symbian nos próximos meses – seu índice ficou em 0% – mas 1% lembraram do WebOS, sistema operacional que ainda não está no mercado –  e não há previsão de quando estará. Há também muitos consumidores indecisos: dois a cada dez não sabem que plataforma escolher para a próxima compra.
A partir dos números divulgados, é possível concluir que a disputa do mercado de smartphones continua restrita a Android e iPhone, apesar do pesado investimento da Microsoft no setor. A esperança da gigante dos softwares recai em sua parceria com a Nokia. Esta, porém, por mais útil que possa ser em termos globais, dificilmente a favorecerá nos EUA, visto que a empresa finlandesa nunca foi muito popular no país.
Fonte: IDGNow